A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais um caso de Candida auris nessa segunda-feira (29).
Com este, chega a quatro o número de pessoas infectadas neste ano. O paciente, um homem de 63 anos, está internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Recife, desde o dia 12 de maio.
Ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde em virtude de problemas ortopédicos e, no momento, está isolado no setor.
Como o primeiro paciente diagnosticado passou por várias áreas do hospital, ele foi fechado para novas internações e só recebe pacientes em casos de urgência.
Leia também: INTERPOL apoia operação da PF contra fraudes em contas eletrônicas
O que é?
O Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, se espalhou por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade científica como um fungo mais resistente a medicamentos.
Geralmente, não há manifestação clínica da presença no paciente que está "colonizado" (que tem o fungo no corpo, mas não foi "infectado"). Nesta fase, não há sintomas.
Mas um machucado, uma ferida na pele ou o uso de cateter no hospital pode permitir que ele entre no corpo, atinja a corrente sanguínea e provoque uma infecção. Em casos graves, pode prejudicar órgãos como o coração e o cérebro. Em último caso, podem levar à sepse, uma infecção generalizada capaz de matar.
Leia também: Thiago Brennand será julgado pela primeira vez nesta terça-feira (30)
REDES SOCIAIS