Presidente do Uruguai critica fala de Lula sobre governo de Nicolás Maduro na Venezuela
Luis Lacalle Pou disse que ficou "surpreso" ao ouvir que situação venezuelana se tratava de "narrativa"
30/05/2023 16h00
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, afirmou nesta terça-feira (30) que ficou "surpreso" com as declarações do presidente Lula (PT) sobre a situação na Venezuela, governada por Nicolás Maduro.
Na última segunda-feira (29), Lula recebeu Maduro no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a cerimônia, que precedeu a reunião de chefes de estado da América do Sul, o presidente brasileiro disse que cabe à Venezuela "mostrar a sua narrativa, para que possa efetivamente fazer pessoas mudarem de opinião".
Leia Também: Como a Venezuela se tornou uma autocracia
"É preciso que você construa a sua narrativa, e eu acho que por tudo que conversamos, a sua narrativa vai ser melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você", disse Lula. Entidades defensoras de direitos humanos classificam o governo de Maduro como uma ditadura.
"Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já sabem o que nós pensamos em relação à Venezuela e ao governo venezuelano", disse o presidente do Uruguai durante a reunião com os presidentes sul-americanos. Lacalle Pou abriu uma live no momento da fala.
Lacalle Pou é classificado como uma figura conservadora e de direita. Ele é filiado ao Partido Nacional, também conhecido como "Partido Branco".
Leia Também: Conselho de Ética abre processos contra Eduardo, Nikolas e Zambelli e mais quatro deputados
REDES SOCIAIS