Notícias

Biblioteca Nacional receberá investimento de R$ 30 milhões em 2023

Em evento no RJ, o professor ítalo-brasileiro Marco Lucchesi também foi anunciado como o novo presidente do órgão


30/05/2023 20h29

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) vai receber um investimento de R$ 30 milhões ainda este ano. A informação do repasse foi anunciada nesta terça-feira (30) por Margareth Menezes, ministra da Cultura, durante evento no Rio de Janeiro. Na ocasião, também foi realizada a posse do novo presidente do órgão, cargo assumido pelo professor ítalo-brasileiro Marco Lucchesi.

O valor será destinado à modernização do prédio anexo à biblioteca, que armazena parte das 10 milhões de obras que se encontram na instituição, incluindo uma vasta coleção de periódicos.

De acordo com a ministra, o local recebe mais de um milhão de visitas por ano e esta será a primeira vez que o espaço receberá um repasse tão elevado. Segundo ela, a proposta é a de incentivar a cultura brasileira e, ao mesmo tempo, tornar o espaço mais inclusivo.

“Essa memória é importante para nós que estamos em um processo de reconstrução da democracia, da luta contra o racismo, da luta contra a discriminação. É preciso contemplar a memória dos povos originários e do povo negro na construção da sociedade brasileira”, afirmou a ministra.

A posse do novo presidente


Foto: Reprodução/Agência Brasil

Marco Lucchesi, poeta e romancista, discursou durante o evento e afirmou que durante a posse do cargo pretende expandir o acesso à biblioteca digital. Além disso, ele destacou o desejo de ampliar o acervo sobre as terras quilombolas e das línguas existentes no país. O novo presidente também reforçou o compromisso de manter diálogos em conjunto com bibliotecas de países africanos e latino-americanos.

No evento, que contou com a presença da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Lucchesi também assinou um acordo com a Marinha do Brasil em que se compromete a enviar livros da Biblioteca Nacional para outros países, numa espécie de intercâmbio cultural.

“Essa é a nossa tarefa. E aí a gente faz a diplomacia do livro: a gente une povos, sonhos e crenças e o Brasil fica mais forte”, afirmou o presidente.

Leia também: Lula volta a defender Maduro: “Ninguém é obrigado a concordar”

Durante a cerimônia, também foi divulgado o lançamento do Prêmio Akuli, uma nova categoria do Prêmio Literário Biblioteca Nacional. A premiação tem a intenção de dar reconhecimento aos cantos ancestrais e as narrativas da oralidade brasileira.


Conheça a Biblioteca Nacional

Considerada a maior biblioteca da América Latina, o espaço foi inaugurado em 1810, por D. João VI. Desde 1910, ela está localizada na região central da capital fluminense, na Avenida Rio Branco. O local é considerado, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

Leia também: Câmara aprova marco temporal das terras indígenas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita