A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (12) uma doação de € 20 milhões, aproximadamente, R$ 100 milhões para o Fundo Amazônia. A declaração aconteceu após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Conversamos sobre a Floresta Amazônica, que é uma maravilha da natureza, o pulmão verde do nosso planeta e grande aliada contra as mudanças climáticas. Então, queremos contribuir com 20 milhões de euros pra o Fundo Amazônico, no qual os Estados membros também deverão contribuir”, disse.
Leia mais: Amazônia registra 21 árvores derrubadas por segundo em 2022, aponta dados do MapBiomas
"A União Europeia já é o principal investidor na região, e é um grande prazer anunciar que vamos aumentar esse investimento. Queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. Também os Estados-membros deverão contribuir", acrescentou Ursula.
A alemã declarou ainda que a União Europeia vai investir 2 bilhões de euros na produção de hidrogênio verde no Brasil e prometeu uma doação de 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe,
“É um grande prazer anunciar que vamos aumentar o investimento na região [da América Latina] por meio do Global Gateway. A União Europeia vai investir 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe. E este é só o começo, já que o valor será complementado por investimento privado e pelas contribuições dos Estados-membros”, afirmou.
Leia também: Sabatina de Cristiano Zanin no Senado acontecerá em 21 de junho
REDES SOCIAIS