A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um comunicado alertando a população para um período de chuvas intensas que atingirá principalmente a faixa leste do estado, a partir dessa terça-feira (13), e permanecerão até sexta-feira (16).
Segundo dados divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), há condições de chuvas fortes e contínuas acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. O comunicado destaca a importância do cuidado especial em áreas mais vulneráveis.
O destaque e atenção ficam voltados para baixada santista, litorais sul e norte e Vale do Ribeira. Na capital, região metropolitana de São Paulo e Sorocaba, a previsão é de queda d'água moderada.
Leia também: ANS aprova novo reajuste nos planos de saúde
A Defesa Civil também recomenda atenção redobrada a qualquer sinal de perigo aos moradores das cidades que possam ser afetadas pelas chuvas. As pessoas que moram em área de risco devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais orienta-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Outra recomendação é não atravessar ou adentrar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. Uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa.
A Defesa Civil SP mantém orientações permanentes sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas e, também, aos demais tipos de desastres, por meio do aplicativo 'Alerta SP', disponível para download nos sistemas Android e IOS, e também o site www.spalerta.gov.br. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil monitora as condições meteorológicas para acompanhar a formação e movimentação das chuvas em todo Estado. Os agentes de Defesa Civil Municipal realizarão vistorias em áreas de risco durante todos os dias de vigência do alerta.
Leia também: Dias Toffoli manda Justiça retomar ação em que Bolsonaro é réu por injúria
REDES SOCIAIS