“Foi um equívoco reduzir a carga horária da base comum curricular”, afirma Camilo Santana
No Roda Viva, o ministro critica a implementação do novo ensino médico e diz esperar resultado da consulta pública
12/06/2023 22h40
O Roda Viva recebe o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (12).
No programa, o ministro fala sobre o novo ensino médio. Camilo Santana critica o modelo, aprovado em 2017, e afirma que mudanças precisam ser feitas. O governo espera o resultado de uma consulta pública sobre o tema.
O prazo foi ampliado a pedido de entidades educacionais. Agora, a consulta segue até o dia 5 de julho.
O Novo Ensino Médio, que foi publicado por meio de uma medida provisória em 2017 e implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares desde 2022, aumenta a carga horária dos colégios e muda a distribuição de disciplinas no currículo dos estudantes.
“Foi um equívoco a forma como o novo ensino médio foi implementado, o primeiro equívoco foi o tempo, impossível fazer em três anos. Depois, sem formar professores, sem melhorar a infraestrutura das escolas. Há escolas no Brasil sem banheiro e sem energia, esse ponto precisa ser questionado”, diz.
“Nós precisamos finalizar a consulta pública. Eu, como ministro da Educação, acho que foi um grande equívoco reduzir a carga horária da base comum curricular”, nós precisamos reformar isso. Nós também temos que olhar o ENEM e estimular a formação do ensino profissionalizante, focar nas vocações do mercado de trabalho", acrescenta.
Participam da bancada Renata Cafardo, repórter especial e colunista do Estadão, Cíntia Gomes, co-fundadora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Tatiana Klix, diretora do site Porvir, Antonio Gois, colunista de educação do Jornal O Globo, e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília.
As ilustrações da edição são da cartunista Helô D'angelo, que conta com a publicação de quatro HQs de autoria própria e três em conjunto com outros artistas. A ilustradora brasileira foi ganhadora do troféu HQ Mix em 2022 e atua como chargista para o jornal Brasil de Fato.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS