Notícias

“Foi um equívoco reduzir a carga horária da base comum curricular”, afirma Camilo Santana

No Roda Viva, o ministro critica a implementação do novo ensino médico e diz esperar resultado da consulta pública


12/06/2023 22h40

O Roda Viva recebe o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (12).

No programa, o ministro fala sobre o novo ensino médio. Camilo Santana critica o modelo, aprovado em 2017, e afirma que mudanças precisam ser feitas. O governo espera o resultado de uma consulta pública sobre o tema.

O prazo foi ampliado a pedido de entidades educacionais. Agora, a consulta segue até o dia 5 de julho.

O Novo Ensino Médio, que foi publicado por meio de uma medida provisória em 2017 e implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares desde 2022, aumenta a carga horária dos colégios e muda a distribuição de disciplinas no currículo dos estudantes.

“Foi um equívoco a forma como o novo ensino médio foi implementado, o primeiro equívoco foi o tempo, impossível fazer em três anos. Depois, sem formar professores, sem melhorar a infraestrutura das escolas. Há escolas no Brasil sem banheiro e sem energia, esse ponto precisa ser questionado”, diz.


“Nós precisamos finalizar a consulta pública. Eu, como ministro da Educação, acho que foi um grande equívoco reduzir a carga horária da base comum curricular”, nós precisamos reformar isso. Nós também temos que olhar o ENEM e estimular a formação do ensino profissionalizante, focar nas vocações do mercado de trabalho", acrescenta. 

Participam da bancada Renata Cafardo, repórter especial e colunista do Estadão, Cíntia Gomes, co-fundadora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Tatiana Klix, diretora do site Porvir, Antonio Gois, colunista de educação do Jornal O Globo, e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília.

As ilustrações da edição são da cartunista Helô D'angelo, que conta com a publicação de quatro HQs de autoria própria e três em conjunto com outros artistas. A ilustradora brasileira foi ganhadora do troféu HQ Mix em 2022 e atua como chargista para o jornal Brasil de Fato.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

Assista ao programa completo: 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Os resultados dos últimos anos são muito ruins”, afirma Camilo Santana sobre EJA

Camilo Santana afirma que crianças com deficiência estão incluídas no novo programa de alfabetização infantil do governo

"Espero que a polícia continue as investigações”, diz ministro sobre kits de robótica em Alagoas

Camilo Santana afirma que Haddad "foi o maior ministro que o Brasil já teve" à frente do MEC

“Foi um equívoco reduzir a carga horária da base comum curricular”, afirma Camilo Santana