O Roda Viva desta semana recebe o Ministro da Educação, Camilo Santana.
Santana fala sobre o desafio, que recebeu do presidente Lula (PT), de ser um ministro da Educação melhor que Fernando Haddad, atualmente à frente do Ministério da Fazenda. Lula considera Haddad o melhor ministro da área do país, opinião que o atual número um do MEC também compartilha.
"Me perdoem todos os outros ministros que tiveram papeis importantes junto ao MEC, mas para mim, Haddad foi o maior ministro que esse país já teve", afirma no programa.
Durante a gestão de Haddad no cargo (2005 a 2012) foram criados programas como ENEM, Prouni e Fies.
O atual ministro da Educação detalhou ações que a pasta já tomou desde a posse de Lula, no começo do ano. Santana citou a retomada do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o investimento em obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, recomposição do orçamento de universidades federais, aumento do número de bolsas de estudos em faculdades e o lançamento de uma política de alfabetização.
Participam da bancada Renata Cafardo, repórter especial e colunista do Estadão, Cíntia Gomes, co-fundadora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Tatiana Klix, diretora do site Porvir, Antonio Gois, colunista de educação do Jornal O Globo, e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS