Notícias

"Espero que a polícia continue as investigações”, diz ministro sobre kits de robótica em Alagoas

No programa, Santana fala sobre a compra de kits de robótica envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)


12/06/2023 23h23

O Roda Viva recebe o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (12).

No programa, Santana fala sobre a compra de kits de robótica envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o parlamentar indicou 32,9 milhões de reais do orçamento secreto para compra de kits robótica em cidades de Alagoas investigadas por desviar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Luciano Ferreira Cavalcante foi exonerado na última sexta-feira (2) do cargo de secretário particular no gabinete da liderança do PP na Câmara dos Deputados.

Cavalcante foi um dos alvos da Operação Hefesto, deflagrada pela Polícia Federal. A corporação investiga suposta fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas por meio da compra de kits de robótica para 43 municípios no estado com verba do FNDE.

“É uma ação que vem desde o ano passado, investigação da Polícia Federal e outros órgãos com foco no FNDE. Estou confiante com a pessoa que eu trouxe para o FNDE, foi minha ex-secretária no Ceará. Logo que o caso foi identificado, nós exoneramos a pessoa, não vamos aceitar qualquer desvio de conduta dentro no Ministério da Educação, seja de qualquer atuação. Esperamos que a polícia continue com os seus mandatos e suas investigações”, afirma.


“A minha relação com Arthur Lira é respeitosa, tenho procurado manter relações, pedindo para que matérias sobre educação sejam aprovadas na Câmara. Não falamos sobre o caso, pois foi divulgado depois da nossa reunião”, acrescenta.

Participam da bancada Renata Cafardo, repórter especial e colunista do Estadão, Cíntia Gomes, co-fundadora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Tatiana Klix, diretora do site Porvir, Antonio Gois, colunista de educação do Jornal O Globo, e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília.

As ilustrações da edição são da cartunista Helô D'angelo, que conta com a publicação de quatro HQs de autoria própria e três em conjunto com outros artistas. A ilustradora brasileira foi ganhadora do troféu HQ Mix em 2022 e atua como chargista para o jornal Brasil de Fato.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Os resultados dos últimos anos são muito ruins”, afirma Camilo Santana sobre EJA

Camilo Santana afirma que crianças com deficiência estão incluídas no novo programa de alfabetização infantil do governo

"Espero que a polícia continue as investigações”, diz ministro sobre kits de robótica em Alagoas

Camilo Santana afirma que Haddad "foi o maior ministro que o Brasil já teve" à frente do MEC

“Foi um equívoco reduzir a carga horária da base comum curricular”, afirma Camilo Santana