Notícias

Presidente da Fapesp diz que negacionismo foi usado como "instrumento de luta política"

Marco Antonio Zago afirmou que negação da ciência não é algo novo, mas foi utilizada de forma incomum durante a pandemia de Covid-19


19/06/2023 23h45

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.

Na entrevista, Zago fala sobre a ascensão do negacionismo científico durante a pandemia de Covid-19. Para ele, a negação da ciência não é algo novo, mas foi utilizada de forma diferente na última crise sanitária.

“O que aconteceu é que nós tivemos condições especiais, que foram a pandemia e uma polarização política que aflorou muito e trouxe o negacionismo como instrumento de luta política. Isso não é comum no restante do mundo, em geral”, comenta.

O presidente da Fapesp também afirmou que, atualmente, vê uma cooperação entre o governo federal, mais à esquerda, e o governo de SP, mais à direita, referente à pesquisa científica.

Nós conversamos com muita tranquilidade com o governo federal e com o governo estadual, e não vejo entre os governantes antagonismo no que diz respeito à ciência e à tecnologia

Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Fabiana Cambricoli, repórter especial do "Estadão"; Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo; Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori; além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Lula é visto como uma pessoa amigável a respeito de assuntos sobre o meio ambiente", avalia Zago

"Protagonismo da Fapesp ficou evidente pelo vácuo de outras iniciativas", diz Marco Zago

Presidente da Fapesp diz que governo Lula representa mudança positiva para ciência

Marco Zago diz que Fapesp criou bolsas de iniciação científica para alunos cotistas

“Não tinha alunos pretos na USP antes das cotas, afirma Marco Zago