"Lula é visto como uma pessoa amigável a respeito de assuntos sobre o meio ambiente", avalia Zago
Segundo o presidente da Fapesp, o novo governo é um "avanço para o país"
19/06/2023 23h36
O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.
No programa, Zago fala sobre o aumento da temperatura mundial prevista para os próximos anos e o papel dos outros países no combate às mudanças climáticas
“A nossa principal causa de liberação de CO2 é a destruição de matas, mas não podemos esquecer que o Brasil é um dos menos culpados do que está acontecendo. O Brasil está em 12° na posição dos gases, o primeiro é a China, depois dos Estados Unidos. Esses países precisam de transição energética, eles vão mudar o futuro do mundo, não é o Brasil, mas eles não falam disso”, aponta.
O problema maior para o mundo está aí, o Brasil, sozinho, emite 2% daquilo que os países mais emissores emitem, o problema é conosco também, mas os outros países precisam participar”, acrescenta.
Ele também fala sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas discussões sobre a preservação do meio ambiente.
“É um avanço, é um grande avanço, o Brasil precisa participar das discussões e estar representado. O presidente Lula é visto como uma pessoa amigável a respeito desses assuntos, então ele sempre será bem recebido, é um movimento positivo.
Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura e Fabiana Cambricoli, repórter especial do Estadão.
Também participam Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo, Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori, além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.
Assista ao programa:
Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS