STF marca julgamento de mais 45 denunciados por atos golpistas de 8 de janeiro
Votação começa no dia 23, em plenário virtual, e termina em 26 de junho
20/06/2023 20h17
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento de mais 45 denúncias contra investigados por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Esse será o oitavo bloco de denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República. A votação começa no dia 23, em plenário virtual, e termina em 26 de junho. Os advogados de defesa podem fazer a sustentação oral até quinta-feira (22).
Desde o início das investigações, o STF abriu ações penais contra 1.245 acusados. No total, foram apresentadas 1.390 denúncias pela PGR.
Leia mais: Senado aprova MP que retoma programa Mais Médicos e texto vai à sanção
O Supremo decidirá se abre ações penais contra os acusados. Caso as denúncias sejam aceitas, eles viram réus, e o processo será iniciado. Nesses casos, haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas da defesa e da acusação. Depois, o STF ainda terá de julgar se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo específico para ocorrer.
Eles são acusados de crimes como: Associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado.
REDES SOCIAIS