Notícias

Primeiras baleias-francas são avistadas no litoral de Santa Catarina; veja fotos

Expectativa de especialistas do ProFRANCA é de que os animais apareçam em maior número nos próximos dias


21/06/2023 12h28

Os primeiros registros de baleias-francas no litoral de Santa Catarina ocorreram nos últimos dias.

De acordo com a equipe do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, elas devem chegar em maior número em breve.

“Temos registros delas em Praia Grande, no Cabo de Santa Marta, e em Laguna, além das praias de Ibiraquera e Vila Nova, em Imbituba, nos últimos dias”, conta a bióloga Karina Groch, diretora do projeto.

Ela lembra que, somente em dois dias, entre 20 e 21 de setembro de 2022, os sobrevoos do ProFRANCA detectaram cerca de 250 delas, entre mães e filhotes. Na ocasião, as maiores agregações estavam na enseada das praias da Guarda do Embaú (Palhoça) e Gamboa (Garopaba), Siriú e praia central de Garopaba (Garopaba), Vila e Itapirubá Norte (Imbituba).

Desde o monitoramento, iniciado na década de 80, o maior número foi registrado em 2018, quando 273 baleias foram avistadas. “O trabalho de conscientização e de monitoramento tem sido essencial para sua preservação, conservação e aumento de indivíduos. Daí nosso otimismo”, esclarece.

Leia também: Buscas pelo submarino turístico que desapareceu registram ruídos que se assimilam a batidas

A temporada de reprodução das baleias franca no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro, com o pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos destes animais têm flutuações. A baleia-franca possui um ciclo reprodutivo trianual, porém eles têm observado alterações nesse padrão. “Normalmente estas mudanças são associadas a falhas reprodutivas das fêmeas”, explica Eduardo Renault, gerente de Pesquisa do ProFRANCA.

Segundo ele, estas falhas podem acontecer ou quando a fêmea perde o filhote ou simplesmente quando ela não engravida. O que vem levando a essa alteração no ciclo ainda é um mistério. Porém, indícios fortes indicam estarem relacionados a mudanças climáticas que alteram a disponibilidade de alimento. “Atualmente prever o andamento da temporada é um grande desafio, pois muitos fatores externos à área reprodutiva vêm afetando a vida das baleias-francas”, observa Renault.

Quer saber onde tem baleia-franca?

O ProFRANCA informa diariamente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do projeto há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.

O ProFRANCA - Projeto Franca Austral - é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

Veja imagens:

Foto: Projeto ProFRANCA
Foto: Projeto ProFRANCA
Foto: Projeto ProFRANCA
Foto: Projeto ProFRANCA

Leia também: Comissão do Senado aprova o texto do novo arcabouço fiscal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiras baleias-francas são avistadas no litoral de Santa Catarina; veja fotos

Lula se encontra com o Papa Francisco: "boa conversa sobre a paz no mundo"

Comissão do Senado aprova o texto do novo arcabouço fiscal

"Posições democráticas estão acima de quaisquer outros interesses", diz Zanin em sabatina

Volkswagen celebra 50 anos da Brasília, um dos carros mais icônicos da indústria brasileira