Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (26) Raquel Lyra (PSDB), uma das únicas mulheres que lideram poderes executivos no país.

A governadora de Pernambuco está entre os 10 melhores chefes de executivo estadual, segundo um levantamento do "Paraná Pesquisas".

No programa, Raquel Lyra fala sobre o direito da mulher decidir sobre o próprio corpo, como no caso do aborto.

“Eu sou contra o aborto, mas precisamos garantir, como serviço público, que em casos que a legislação permite, que o serviço seja feito com tranquilidade nos casos previstos no código penal e na lei, sem expansão”, afirma.

São três situações em que a mulher pode realizar o aborto: uma é perigo de vida para gestante e a segunda situação é a gravidez decorrente de estupro. Os dois estão previstos no Código Penal:

Art. 128 – Não se pune o aborto praticado por médico:

Aborto necessário

I – se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

Aborto no caso de gravidez resultante de estupro

II – se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

O terceiro caso é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012, a Corte permitiu a interrupção de gravidez de feto anencéfalo. Bebês anencéfalos não têm o cérebro ou a parte vital dele.

Entretanto, a tucana enfrenta diversos problemas internos, como por exemplo os fatos de que Pernambuco decretou situação de emergência em função da superlotação de UTIs neonatais e pediátricas, os professores estaduais pedem melhores condições de trabalho e vaias durante um evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como está a relação do PSDB com o PT? Como a governadora gerencia os problemas de seu estado? Esses e outros assuntos serão debatidos nesta edição.

Participam da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo, Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio, Priscila Camazano, repórter da Folha de S.Paulo, Roseann Kennedy, colunista do Estadão, e Thais Bilenky, repórter na Revista Piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina.

As ilustrações são de Custódio Rosa. O cartunista, chargista e escritor publicou charges em mais de 50 jornais do Brasil pela Agência Estado, fez animações para canais de TV, peças de teatro e participou de diversos álbuns de quadrinhos.

Custódio ainda foi premiado nos salões de humor de Volta Redonda, Amazonas e Brasília, e recebeu o Prêmio de Excelência no National Press Club do Canadá (2005). Além de vencer o Prêmio de Tiras do Jornal do Estado de São Paulo em 2008.

Assista ao programa completo:


Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.