Políticos e ministros lamentaram a morte do ex-jurista José Paulo Sepúlveda Pertence, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que morreu neste domingo (2). Ele faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Leia mais: Morre Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, em Brasília
O ex-ministro estava internado desde 19 de junho no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Veja as mensagens:
Presidente Lula:
José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2023
Tive o privilégio de ter em…
Alexandre de Moraes, presidente do TSE:
O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepulveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) July 2, 2023
Gilmar Mendes, ministro do STF:
Sepúlveda Pertence foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) July 2, 2023
Luís Roberto Barroso, ministro do STF:
Lembrança feliz com o querido amigo. pic.twitter.com/y1wLKVUBZ9
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) July 2, 2023
Rui Costa (PT), Ministro da Casa Civil:
Com profundo pesar, recebi a notícia da morte do ex-ministro e presidente do STF, Sepúlveda Pertence. Um dos maiores juristas brasileiros, ele deixa um legado marcado pela ética e a defesa incansável dos princípios democráticos. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
— Rui Costa (@costa_rui) July 2, 2023
Randolfe Rodrigues, senador (sem partido):

Augusto Aras, procurador-geral da República:
Apresento, especialmente à família, minhas condolências.
— Augusto Aras (@AugustoAras) July 2, 2023
Sepulveda Pertence é imortal!
Nascido em Minas Gerais, Sepúlveda foi nomeado ao Supremo em 1989, por José Sarney, e permaneceu como membro da Corte até 2007.
Aposentado, ele atuou na defesa do petista em 2018, a convite do então advogado de Lula, o agora ministro Cristiano Zanin.
Segundo a família, o velório será no salão branco do STF nesta segunda-feira (3), a partir das 10h. O enterro será na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança em Brasília.
REDES SOCIAIS