Após o vulcão Ubinas entrar em erupção, o governo do Peru declarou estado de emergência nas regiões próximas à estrutura geológica. O alerta, comunicado nesta quarta-feira (5), é válido por 60 dias. Cerca de duas mil pessoas moram na área afetada, que fica localizada no sul do país.
“Esta manhã, em sessão do Conselho de Ministros, foi aprovada a declaração do Estado de Emergência em alguns distritos de Moquegua devido ao perigo iminente do processo eruptivo do vulcão Ubinas”, destacaram autoridades.
✅ Esta mañana se aprobó en la sesión de Consejo de Ministros declarar en Estado de Emergencia algunos distritos de Moquegua por peligro inminente ante el proceso eruptivo del volcán Ubinas. pic.twitter.com/tRDGq9E2Di
— Consejo de Ministros (@pcmperu) July 5, 2023
Após quatro anos sem atividades, o vulcão registrou no último dia 24 de junho o início de um novo processo de erupção.
Diante do perigo iminente, em decorrência das explosões e da liberação das cinzas, o governo destacou que “a tarefa central é proteger a população”.
“O Executivo, em conjunto com as entidades técnicas, monitoriza permanentemente a atividade vulcanológica. Equipes multissetoriais coordenam com as autoridades a situação do vulcão para atender as famílias de Moquegua”, comunicou o governo peruano.
🤝 Ejecutivo junto con las entidades técnicas vigila permanentemente la actividad vulcanológica. Equipos multisectoriales coordinan con las autoridades la situación del volcán para atender a las familias de Moquegua.
— Consejo de Ministros (@pcmperu) July 5, 2023
Leia também: Retiro propõe caminhada na mata, meditação e cura pelo som
Segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP) as altitudes ultrapassaram 5.000 metros acima do topo da cratera, afetando um raio de mais de 10 km de distância. O Instituto Geológico do Peru (INGEMMET) também registrou as contínuas emissões de cinzas.
#EstaTarde | El volcán Ubinas registró una nueva explosión con emisiones de cenizas que alcanzaron una altura máxima de 3500 metros sobre la cima del cráter, reporte que ha sido informado por el #Ingemmet al Centro de Operaciones de Emergencia Nacional @COENPeru pic.twitter.com/CeqDsngCzC
— INGEMMET (@IngemmetPeru) July 4, 2023
#EstaMañana | El volcán Ubinas registró emisiones continúas de cenizas que alcanzaron una altura máxima de 1000 metros sobre la cima del cráter, reporte que ha sido informado por el #Ingemmet al @COENPeru @MinemPeru pic.twitter.com/Yo1jGYgFKz
— INGEMMET (@IngemmetPeru) July 5, 2023
Embora não tenha sido ordenada uma evacuação, o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru iniciou o preparo de uma instalação que poderá funcionar como abrigo provisório. Além disso, o Ministerio de Energia e Minas fez as seguintes recomendações aos municípios do Vale de Ubinas:
1) Não se aproxime a menos de 4km da cratera do vulcão.
2) Antes da exposição às cinzas, cubra nariz, boca, olhos e lave com bastante água.
3) Mantenha-se informado sobre a evolução do processo eruptivo.
4) Proteja as fontes de água potável.
5) Siga as recomendações da Defesa Civil.
Leia também: Após incêndio, Zé Celso será submetido a hemodiálise, afirma equipe médica
REDES SOCIAIS