Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/INGEMMET
Reprodução/INGEMMET

Após o vulcão Ubinas entrar em erupção, o governo do Peru declarou estado de emergência nas regiões próximas à estrutura geológica. O alerta, comunicado nesta quarta-feira (5), é válido por 60 dias. Cerca de duas mil pessoas moram na área afetada, que fica localizada no sul do país.

“Esta manhã, em sessão do Conselho de Ministros, foi aprovada a declaração do Estado de Emergência em alguns distritos de Moquegua devido ao perigo iminente do processo eruptivo do vulcão Ubinas”, destacaram autoridades.


Após quatro anos sem atividades, o vulcão registrou no último dia 24 de junho o início de um novo processo de erupção.

Diante do perigo iminente, em decorrência das explosões e da liberação das cinzas, o governo destacou que “a tarefa central é proteger a população”.

“O Executivo, em conjunto com as entidades técnicas, monitoriza permanentemente a atividade vulcanológica. Equipes multissetoriais coordenam com as autoridades a situação do vulcão para atender as famílias de Moquegua”, comunicou o governo peruano.

Leia também: Retiro propõe caminhada na mata, meditação e cura pelo som

Segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP) as altitudes ultrapassaram 5.000 metros acima do topo da cratera, afetando um raio de mais de 10 km de distância. O Instituto Geológico do Peru (INGEMMET) também registrou as contínuas emissões de cinzas. 

Embora não tenha sido ordenada uma evacuação, o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru iniciou o preparo de uma instalação que poderá funcionar como abrigo provisório. Além disso, o Ministerio de Energia e Minas fez as seguintes recomendações aos municípios do Vale de Ubinas:

1) Não se aproxime a menos de 4km da cratera do vulcão.
2) Antes da exposição às cinzas, cubra nariz, boca, olhos e lave com bastante água.
3) Mantenha-se informado sobre a evolução do processo eruptivo.
4) Proteja as fontes de água potável.
5) Siga as recomendações da Defesa Civil.

Leia também: Após incêndio, Zé Celso será submetido a hemodiálise, afirma equipe médica