A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na manhã desta quarta-feira (12), mostra uma evolução positiva na aceitação das medidas de Fernando Haddad (PT) no Ministério da Fazenda.
As entrevistas foram realizadas on-line, entre os dias 6 e 10 de julho, com 94 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os temas abordados foram Governo Lula, política econômica, taxa Selic, entre outros.
Ao serem perguntados sobre o trabalho de Haddad, 65% avaliaram como positivo. Essa porcentagem era de 26% em maio e de apenas 10% em março. A avaliação do presidente da República também teve melhora, mas não tão expressiva: de nenhum voto positivo em março para 20% neste mês.
Leia mais: Preço da carne bovina caiu pelo sexto mês consecutivo em junho, segundo IBGE
Setor de serviços cresceu 0,9% em maio; em 2023, alta é de 4,8%
A política econômica também tem conquistado mais o mercado financeiro. No primeiro trimestre, 98% acreditavam que a direção estava no caminho errado. Em julho, esta é a opinião de 53%.
A decisão do Comitê Monetário de manter a meta de inflação foi bem-vinda, com a aprovação de 94% dos entrevistados. A opinião de 87% foi a mesma sobre a medida do Banco Central em não reajustar a taxa Selic, ainda que todos acreditem que ela cairá até o fim deste ano.
REDES SOCIAIS