Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Mariana Carvalho
Foto: Mariana Carvalho

Marcelo Tas entrevista Nathalia Ziemkiewicz nesta terça-feira (25). A jornalista é especialista em educação sexual. Entre os assuntos, estão a importância do tema. A edição inédita do Provoca vai ao ar às 22h na TV Cultura.

"Não existe outra forma de criar intimidade sexual e fazer educação sexual (...) sem falar de sexo", afirma Nathalia.

Durante a entrevista, a profissional conta que, desde o nascimento de sua filha, ao trocar suas fraldas, ela e seu marido fazem questão de pedir licença ao tocar em sua vulva. Para ela, isso mostra à criança os limites que devem existir em relação ao seu próprio corpo: "vai construindo, ao longo do tempo, autonomia. Ela vai entender que ninguém pode chegar 'pegando na minha vulva' assim".

Tas e Nathalia também falam sobre como discutir a respeito de sexo engloba questões de políticas públicas. "Vamos falar sobre disfunção erétil, perda de ereção ou ejaculação rápida como se fossem grandes fantasmas: 'se eu viver isso, se eu passar por essa experiência, minha carteirinha de homem vai ser confiscada", citou a jornalista.

Ao discutir sobre as dificuldades sexuais femininas, ela destaca que, "às vezes, o próprio ginecologista não tem o conhecimento (...) que 'é normal que o movimento da penetração não seja satisfatório para você, ou não o suficiente'".

Sobre Nathalia Ziemkiewicz

Jornalista especializada em comportamento e pós-graduada em educação sexual. Foi repórter de comportamento das revistas Época e Istoé ao longo de dez anos, colunista de sexo do Yahoo Brasil e da Bayer Jovens, embaixadora e produtora de conteúdo para os lubrificantes Kmed (Cimed), editora da Luvv. Além disso, foi idealizadora do site Pimentaria (2013), cujo canal no Youtube soma 130 mil seguidores. A jornalista faz, também, palestras sobre saúde e bem-estar sexual, gênero e empoderamento feminino, em eventos corporativos e particulares.

Como repórter colaboradora da Revista Crescer (Editora Globo) há mais de seis anos, assinou diversas reportagens sobre comportamento, saúde, sexualidade, tendências etc nos universos materno e infantil.

Leia mais: O mundo está preparado para a IA? Cientista aborda o tema no Roda Viva

Em 2021, Brasil registrou pior índice de combate ao racismo em escolas da década