Dados levantados pela entidade Todos Pela Educação e divulgados na última segunda-feira (24) mostram que, em 2021, o Brasil registrou o pior índice de combate ao racismo em escolas públicas nos últimos 10 anos.
No período destacado, apenas 50,1% dos colégio tinham iniciativas para discutir o tema em sua grade curricular. Em 2015, essa porcentagem chegou a 75,6%.
Os números destacados tiveram como base um questionário do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb), respondido por 65.935 pessoas entre 2011 e 2021.
Leia mais: Leny Andrade e Dóris Monteiro são veladas juntas nesta terça (25)
O mundo está preparado para a IA? Cientista aborda o tema no Roda Viva
O Saeb, por sua vez, é um conjunto de avaliações externas em larga escala. Seu objetivo é traçar um diagnóstico da educação básica brasileira.
Segundo o Governo Federal, o sistema "permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências."
REDES SOCIAIS