Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

O economista Marcio Pochmann foi confirmado, na noite desta quarta-feira (26), como o novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Marcio Pochmann que vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Vai ser o presidente, vai assumir o IBGE", afirmou o ministro da Secom.

A data de posse ainda não foi divulgada. Enquanto isso, o diretor de pesquisa Cimar Azeredo Pereira ocupa temporariamente a presidência do órgão.

Leia também: Gestão Tarcísio reduz número de itinerários formativos em reestruturação do Novo Ensino Médio

Quem é o novo presidente e qual o salário do cargo?

Entre 2007 e 2012, Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, já foi presidente da Fundação Perseu Abramo e candidato à Prefeitura de Campinas em 2012 e 2016 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Foi ainda o diretor responsável pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante o mandato de Marta Suplicy (PT), em São Paulo. Doutor em Ciências Econômicas, Pochmann é, desde 1989, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é o presidente do Instituto Lula.

Em gestão anteriores e por ser adepto a uma política desenvolvimentista, já recebeu críticas de alguns setores da economia.

De acordo com o Portal da Transparência, ao assumir a função de presidente, Marcio Pochmann deverá receber dos cofres públicos um salário estimado em R$ 26.587,59.

Leia também: Dólar comercial fecha em queda e está cotado em R$ 4,72, menor valor desde abril de 2022