Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação TV Cultura
Divulgação TV Cultura

Maurício conversou com a reportagem do Boas Práticas durante o Festival FLIP Sampa, realizado no Centro Cultural São Paulo, e que contou com a presença de milhares de estudantes.

Aos 87 anos, o cartunista conta que fica feliz em ver a Turma da Mônica ajudando a alfabetizar as novas gerações.

“Eu tenho visto muitas crianças que estão aprendendo a ler por causa dos gibis. Eu fico muito feliz. Eu acho que a coisa mais importante que estou fazendo atualmente é essa alfabetização com crianças com o que faço com os quadrinhos”, revela o autor.

Para agradar aos novos leitores, o pai da Turma da Mônica diz que se dedica aos pequenos. “Eu faço um esforço para alterar sempre o que estou fazendo. Colocar mais ação, coisas novas, personagens novos também. Sair da mudança, né? Inquietude! Vamos seguir a velocidade das crianças”, conta Maurício de Sousa.

Durante o festival, a equipe do Boas Práticas também conversou com o escritor Sérgio Vaz, que falou sobre a importância da leitura nos dias de hoje.

“A gente nunca leu tanto como agora. Não falando de qualidade, mas quando a gente está lendo alguma coisa no Facebook você está lendo, está lendo no Tik Tok, no Instagram. A gente precisa canalizar isso para uma boa leitura, mas é um momento ideal para falar com o jovem sobre isso”, disse o escritor.