O cientista político e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Murilo de Carvalho, morreu na madrugada deste domingo (13) no Rio de Janeiro. O historiador estava com com covid-19.
Leia mais: Fernando Villavicencio é sepultado após homenagem pública no Equador
A Academia Brasileira de Letras informou que o velório será na sede, às 9h desta segunda (14). O enterro está previsto para as 13h, no Mausoléu dedicado aos imortais, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Com imensa tristeza, a Academia Brasileira de Letras informa o falecimento, aos 83 anos, do Acadêmico José Murilo de Carvalho, renomado historiador e intelectual brasileiro. Acesse a nota oficial da Academia no site: https://t.co/qkekiPsZB8 pic.twitter.com/Ga0GNWGnXx
— ABL (@abletras) August 13, 2023
Um dos maiores historiadores do Brasil, José Murilo de Carvalho assumiu a cadeira de número 5 na ABL em 10 de setembro de 2004, antes ocupada por Rachel de Queiroz (1910-2003).
Nascido em Minas Gerais em 8 de setembro de 1939, José Murilo de Carvalho era formado em sociologia e política pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestre em ciência política pela Universidade de Stanford (EUA).
Leia também: Programa Copernicus rastreia impacto da ação humana na Terra
REDES SOCIAIS