O desperdício de alimentos supera o valor do salário mínimo no Brasil. Cerca de oito em cada dez brasileiros admitem ter descartado alguma comida no mês de julho. O problema é agravado conforme mais jovem o público e maior a renda.
Por ano, a perda média é de R$ 1.630 em alimentos, R$ 310 a mais do que o salário mínimo atual no Brasil. A fonte do estudo é o Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
De acordo com Cinthia Baú Betim Cazarin, professora de engenharia de alimentos da Unicamp, o desperdício acontece geralmente por falta de planejamento. “Você vai ao mercado e compra mais do que precisa, e as coisas estragam no armário”, comenta.
Leia também: Dia do Folclore: Opinião fala sobre tradições brasileiras nesta quinta-feira (24)
O desperdício vai contra a realidade da fome no país. Segundo relatório da ONU, 70 milhões de pessoas, ou um terço da população do Brasil, enfrentam uma situação de insegurança alimentar.
Uma alternativa para evitar o desperdício de alimentos é fazer compras inteligentes. O primeiro passo é elaborar uma lista com itens e quantidades antes de ir ao supermercado, de acordo com o planejamento semanal de refeições para a família.
Também é possível, com um pouco de criatividade, reaproveitar e dar um novo sabor ao que sobrou de outras refeições.
Assista à matéria com dicas de reaproveitamento das sobras de comida que foi ao ar no Jornal da Tarde esta segunda-feira (21):
Leia também: Zambelli recebe alta médica após ser internada com diverticulite aguda
REDES SOCIAIS