O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (26) que o governo estuda abrir um Consulado Geral em Luanda.
Leia mais: Villa defende que Bolsonaro seja preso preventivamente: "pode fugir do Brasil a hora que quiser”
Em declaração à imprensa, o presidente classificou a visita de dois dias ao país africano como histórica e lembrou que Angola já abriga a maior comunidade brasileira no continente, cerca de 30 mil brasileiros.
"Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo continente africano, por isso, instrui o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África", afirmou.
O Consulado-Geral faz parte do Ministério de Relações Exteriores e é responsável por diversos serviços, entre eles, emissão de passaportes e certidões de nascimento.
Desde que assumiu a Presidência, o petista vem ressaltando que vai buscar mais proximidade com a África e com os países em desenvolvimento em geral.
Lula encerra neste sábado a visita oficial a Angola e segue para São Tomé e Príncipe, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Leia também: Justiça determina que ‘123 Milhas’ emita passagens ou reembolse clientes prejudicados
REDES SOCIAIS