Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | Foto: Renato Pizzutto/Band
Divulgação | Foto: Renato Pizzutto/Band

Após Fausto Silva passar por um transplante cardíaco nesse domingo (27), o Ministério da Saúde emitiu uma nota na qual esclarece que o procedimento foi priorizado na fila de espera “em razão de seu estado muito grave de saúde”.

“Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados no estado de São Paulo”, ressalta.

A pasta informa que no primeiro semestre de 2023 foram realizados 206 transplantes de coração em todo o país, o que representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na última semana, entre 19 e 26 de agosto, ocorreram 13, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes, de acordo com a Saúde.

Leia também: Lula sancionará nesta segunda (28) o PL que garante aumento real do salário mínimo

O apresentador está internado desde 5 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca e fazer diálise.

No dia 18, ele divulgou um vídeo nas redes sociais para informar seus fãs e seguidores sobre o seu quadro clínico e contar que iria passar por uma cirurgia. “Estou ainda nesse tratamento, eles vão decidir que tipo de cirurgia podem fazer. Eu peço que, para quem goste de mim, reze por mim”.

O Ministério da Saúde destaca que: “A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados”.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, finaliza.

Leia também: Após transplante cardíaco, Faustão segue na UTI