Idosa de 90 anos e outros 500 trabalhadores são resgatados em condição de escravidão
A Operação Resgate III foi considerada a maior operação conjunta de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas do Brasil
05/09/2023 21h00
Durante o mês de agosto, 532 pessoas foram resgatadas em condições análogas à escravidão, incluindo uma idosa de 90 anos. O resgate é o resultado da Operação Resgate III, considerada a maior operação conjunta de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas no Brasil.
A fiscalização foi realizada em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 70 equipes que promoveram 222 inspeções. A operação é conjunta pois contou com a participação de seis instituições brasileiras: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Veja os cinco estados com mais pessoas resgatadas, segundo informações divulgadas pelo governo federal:
1º - Minas Gerais: 204 pessoas resgatadas
2º - Goiás: 126 pessoas resgatadas
3º - São Paulo: 54 pessoas resgatadas
4º - Piauí: 42 pessoas resgatadas
5º - Maranhão: 42 pessoas resgatadas
“Não é possível que a gente continue tendo empresas, instituições e pessoas físicas que coloquem o seres humanos sujeitos ao trabalho análogo à escravidão. É uma agressão aos direitos humanos, é inaceitável e precisamos dar um basta nisso”, afirmou Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, sobre a operação.
As principais vítimas costumam estar nas áreas rurais, realizando serviços, como cultivo de café, cultivo de alho e cultivo de batata e cebola. Já no contexto urbano, os principais resgates aconteceram em restaurantes, oficinas de costura e em atividades da construção civil.
Idosa de 90 anos
O trabalho doméstico em condição de escravidão também foi encontrado durante a operação. Entre as 10 pessoas que foram identificadas realizando tal atividade, está a pessoa mais idosa já resgatada de trabalho escravo no Brasil. Trata-se de uma senhora de 90 anos que trabalhou por 16 anos sem carteira assinada no Rio de Janeiro.
Além disso, 26 crianças e adolescentes foram flagrados em trabalho infantil, sendo seis delas sob condições análogas à escravidão.
Leia também: Senado aprova lei de incentivo fiscal para empresas que contratarem idosos
O comunicado do governo também destaca que, ao menos, 74 do total de resgatados na Operação Resgate III também foram vítimas de tráfico de pessoas.
Ao todo, os trabalhadores já receberam cerca de R$ 3 milhões em verbas rescisórias e aproximadamente R$ 2 milhões em danos morais coletivos.
A operação aconteceu no mesmo mês em que se relembra a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, oficializada no dia 23 de agosto pela Unesco.
Leia também: Raiva canina: São Paulo registra primeiro caso da doença desde 1983
REDES SOCIAIS