O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira (6) os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), como novos ministros do governo federal.
Fufuca comandará o Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, demitida do cargo, enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.
A decisão foi comunicada após um dia de reuniões no Palácio da Alvorada entre Lula e os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil). Ana Moser, também participou da conversa que oficializou sua saída.
Leia também: Recompensa por brasileiro que fugiu de prisão nos EUA sobe para R$ 100 mil
As mudanças feitas por Lula visam ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional e assegurar maior número de votos, em especial na Câmara. As bancadas do PP e do Republicanos somam, respectivamente, 49 e 41 deputados. As alterações também agradam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é próximo dos novos ministros.
De acordo com o comunicado feito pelo Planalto, a nomeação e a posse dos novos ministros serão realizadas no retorno da viagem de Lula à cúpula do G20, prevista para ocorrer entre os dias 7 e 10.
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”.
REDES SOCIAIS