Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images | Yaroslav Astakhov
Getty Images | Yaroslav Astakhov

Em 23 de setembro, comemorou-se no Brasil e no mundo o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Em homenagem à fundação da Federação Mundial dos Surdos ,no ano de 1951, a data busca ampliar a visibilidade das Libras para a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.

De acordo com o Senado Federal, “a inserção das Libras no cotidiano dos brasileiros é uma tentativa de incluir a comunidade surda, que precisa desse recurso para se comunicar de forma eficaz, e colocar o Brasil em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que defende uma sociedade sem discriminação e com a ampla inclusão de todos”.

Veja seis formas gratuitas para aprender libras online:

1- Escola Virtual do Governo (EVG)

    O governo brasileiro disponibiliza, por meio do portal Escola Virtual do Governo, um curso gratuito de libras, com 60 horas de duração e certificado. A iniciativa conta com guias práticos, materiais de apoio e conteúdo programático dividido em 8 módulos. Clique aqui para acessar o curso!

    Veja imagens: WebStory: Conheça seis formas gratuitas para aprender libras online

    2- Ginead (Instituto Nacional de Ensino a Distância)

      Qualquer interessado consegue acessar aulas básicas de libras distribuídas gratuitamente pela organização. No curso, que possui carga horária de 50 horas, os alunos podem aprender, por exemplo, os sinais do alfabeto, cores, dias da semana, frutas, sentimentos e até as variações da linguagem.

      Os estudantes devem desembolsar cerca de R$ 39,70 para a emissão do certificado.

      3- Hand Talk

        O aplicativo Hand Talk, disponível para Android e IOS, mostra-se como uma ótima alternativa para aprender libras sem sair do conforto da sua casa. Por meio dessa ferramenta, os usuários podem utilizar o tradutor de voz e texto para a linguagem de sinais, além de ter o auxílio de Hugo, o assistente virtual, para aprender como se comunicar com a “língua das mãos”.

        O Hand Talk não oferece certificado, mas possui mais de um milhão de downloads e elogios de mais de 50 mil usuários. Acesse aqui para baixar o aplicativo.

        4- LibrasLab

          Baixado por mais de 100 mil pessoas, o aplicativo LibrasLab oferece 20 módulos sobre diversos assuntos para aprender novos sinais e adquirir fluência nessa linguagem inclusiva. A ferramenta é gratuita, mas por meio de uma assinatura as pessoas conseguem ter acesso a mais funcionalidades.

          O LibrasLab não possui certificado. Acesse aqui para baixar o aplicativo.

          5- Cursou

            Por meio do site do Cursou, as pessoas conseguem ter acesso a dezenas de cursos gratuitos disponibilizados virtualmente. Dentre eles, os usuários encontram formações de Libras, com ou sem certificado. Acesse aqui o portal da iniciativa.

            6- Kultivi

              A plataforma Kultivi é figurinha carimbada em oferecer cursos gratuitos. Nela, os usuários podem ter acesso ao curso “Libras: Prática e Inclusão”, que possui 70 vídeos, 60 aulas e 20 horas de conteúdo relacionados à língua de sinais.

              Ao se matricular na iniciativa, os interessados conseguem acesso vitalício e certificado de conclusão