O preço do boi no campo caiu cerca de 31% ao longo do ano, segundo a Escola de Agricultura da USP.
A Associação Brasileira de Supermercados registrou queda de 8,20% no preço da carne bovina dianteira e de 10% no da carne bovina traseira entre janeiro e julho deste ano.
No campo, a redução acentuada do preço do boi foi causada pela crise econômica na China, responsável por metade de toda carne que o Brasil exporta, e pelo aumento no número de gados no pasto.
“A China compra 50% de tudo que a gente exporta, então o volume é considerável. Como a gente tem um preço menor pago pela China, isso também é repassado para o produtor. O produtor sentiu que os preços caíram para o produtor no campo”, explica Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador de pecuária da USP.
Leia também: Casos de Covid-19 aumentam em estados do Sudeste e Centro-Oeste, aponta InfoGripe
Recuperação do setor pós pandemia
Apesar da queda, existe uma diferença entre o valor que o produto é vendido pelo produtor e o que é comprado pelo consumidor.
De acordo com Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente Instituto Brasileiro de Varejo, frigoríficos e supermercados aproveitaram o momento para recuperar a margem de lucro perdida nos últimos anos devido, dentre outras coisas, à pandemia de Covid-19.
“Nós temos tido um período de queda da demanda, de estagnação da demanda, então uma condição como essa favorece que uma parte dessa redução seja repassada para o consumidor final, mas uma outra parte aumenta a margem de lucro tanto do frigorífico quanto do supermercado”, explica.
Saiba mais na matéria que foi ao ar esta quinta-feira (14) no Jornal da Tarde:
Leia também: STJ dá salvo-conduto a pacientes cultivarem maconha para fins medicinais
REDES SOCIAIS