Notícias

Suplicy revela diagnóstico de Parkinson e tratamento com Cannabis medicinal

Em entrevista, o deputado defendeu a regulamentação da distribuição da substância no Brasil


19/09/2023 10h16

O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy, contou em entrevista à Folha de São Paulo que recebeu o diagnóstico de Doença de Parkinson no final de 2022, ainda no estágio inicial. Ele detalha que o tratamento é realizado com cannabis medicinal e que vai lutar pela regulamentação da distribuição do medicamento no país.

A Doença de Parkinson é um acometimento degenerativo do sistema nervoso central, que afeta principalmente os movimentos do indivíduo, sendo tremores o sintoma mais comum.

Na entrevista, Suplicy explica que identificou tremores nas mãos, em especial ao se alimentar, mas só após conversa com sua neurologista, Luana Oliveira. A médica faz parte do núcleo de Cannabis Medicinal do hospital Sírio-Libanês.

Leia mais: Comitê de Política Monetária do Banco Central volta a se reunir nesta terça (19)

Inmet emite alerta de nível laranja sobre onda de calor no Brasil; veja regiões afetadas

Para o tratamento, o deputado importou um vidro de Cannabis industrializada em fevereiro, com administração três vezes ao dia. Utiliza também o medicamento clássico para Parkinson, o Prolopa (levodopa e cloridrato de benserazida).

O político, que completou 82 anos em junho, ainda defendeu a regulamentação da distribuição da Cannabis no Brasil, para ampliar o acesso ao medicamento. Como o remédio não está disponível no SUS, pacientes que não têm recursos financeiros para a importação podem procurar associações que auxiliam na judicialização da substância.

Nesta terça-feira (19), Suplicy vai participar de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, convocada pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), sobre a proposta de regulamentação do cultivo e da distribuição da Cannabis do Brasil.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inmet emite alerta de nível laranja sobre onda de calor no Brasil; veja regiões afetadas

Dispositivo explosivo é encontrado na Linha Amarela do Rio de Janeiro

Lula abre o debate de líderes da Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira (19)

Mega-Sena pode pagar até R$ 14,5 milhões no sorteio desta terça-feira (19)

Roda Viva debateu a guerra às drogas e a situação do tema no Brasil; confira os melhores momentos