O Rio de Janeiro atingiu a temperatura mais quente entre as capitais do país na última segunda-feira (18). De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a estação de Irajá, na Zona Norte, chegou a marcar 41ºC. A mesma temperatura foi registrada no Vale da Morte, nos Estados Unidos, considerado um dos lugares mais quentes do planeta.
As temperaturas elevadas acontecem em meio a uma onda de calor que atinge o país em pleno inverno, em decorrência principalmente de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias.
Para os próximos dias, a previsão é de mais calor para a Região Sudeste, quando novos recordes poderão ser atingidos durante o final de semana.
No último domingo (17), a MetSul Meteorologia emitiu um alerta informando que o calor extremo no país será “perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida”.
🔴 ATENÇÃO - ALERTA | Brasil terá onda de calor excepcional com máximas até entre 40°C e 45°C. Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas. Calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida.
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 17, 2023
‼️ Leia alerta ▶️ https://t.co/eTkRLSHwYM pic.twitter.com/trMAj8dGdQ
Leia também: Crise climática afeta a sua saúde mais do que você imagina; entenda
O que é o Vale da Morte?
Localizado no leste da Califórnia, o “Vale da Morte” fica ao norte do Deserto de Mojave e é considerado um dos lugares mais secos e quentes do mundo. A cerca de 160 quilômetros de Las Vegas, o local se tornou, inclusive, ponto turístico, recebendo visitantes que almejam realizar registros dos termômetros indicando as altas temperaturas. Durante o verão, as temperaturas podem chegar perto dos 50ºC.
REDES SOCIAIS