Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

O Rio de Janeiro atingiu a temperatura mais quente entre as capitais do país na última segunda-feira (18). De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a estação de Irajá, na Zona Norte, chegou a marcar 41ºC. A mesma temperatura foi registrada no Vale da Morte, nos Estados Unidos, considerado um dos lugares mais quentes do planeta.

As temperaturas elevadas acontecem em meio a uma onda de calor que atinge o país em pleno inverno, em decorrência principalmente de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias.

Para os próximos dias, a previsão é de mais calor para a Região Sudeste, quando novos recordes poderão ser atingidos durante o final de semana.

No último domingo (17), a MetSul Meteorologia emitiu um alerta informando que o calor extremo no país será “perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida”.

Leia também: Crise climática afeta a sua saúde mais do que você imagina; entenda

O que é o Vale da Morte?

Localizado no leste da Califórnia, o “Vale da Morte” fica ao norte do Deserto de Mojave e é considerado um dos lugares mais secos e quentes do mundo. A cerca de 160 quilômetros de Las Vegas, o local se tornou, inclusive, ponto turístico, recebendo visitantes que almejam realizar registros dos termômetros indicando as altas temperaturas. Durante o verão, as temperaturas podem chegar perto dos 50ºC. 

Leia também: Inmet emite alerta de nível laranja sobre onda de calor no Brasil; veja regiões afetadas