Notícias

InCor realiza testagem gratuita de colesterol e hipertensão nesta sexta-feira (22)

Iniciativa busca dosar e mapear casos entre a população paulistana; veja horários e locais


20/09/2023 16h21

O Instituto do Coração (InCor) realizará duas ações simultâneas e gratuitas nesta sexta-feira (22) para dosar e mapear casos de hipertensão e colesterol entre a população, principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Entre os brasileiros, estima-se que 30% vivem com pressão alta e 40% com colesterol elevado.

Neste dia, das 9h às 15h, uma equipe multiprofissional da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor estará na estação Tatuapé do metrô para realizar a aferição de pressão arterial, medida de peso, altura e circunferência abdominal dos passageiros, que também receberão informações sobre hábitos de vida saudável para prevenir a doença.

“Controlar a hipertensão e conscientizar a população para prevenção da doença é uma questão de saúde pública”, alerta o Dr. Luiz Bortolotto, diretor da unidade clínica.

Leia também: Com novo visual, Repórter Eco estreia nova temporada neste domingo (24)

Já das 10h às 16h, será lembrado no InCor o dia da Hipercolesterolemia Familiar, com dosagem gratuita de colesterol em 500 pessoas que passarem pelo local da ação, na marquise do piso térreo do hospital. Haverá distribuição de senhas a partir das 10h para realização do exame, que é simples e rápido, com apenas uma picada no dedo para coleta de sangue.

A HF é uma doença genética que impede o organismo de eliminar o colesterol tipo LDL-C (colesterol ruim) do sangue. Pessoas com HF têm risco 10 a 20 vezes maior de desenvolver uma doença cardíaca, chamada doença arterial coronariana. O acúmulo pode formar placas nas paredes das artérias, restringindo a passagem do sangue, e aumentando o risco prematuro de angina (dor na região do peito), infarto e derrame.

“É uma doença frequente, autossômica dominante, ou seja, afeta um em cada dois indivíduos nas famílias portadoras e o maior desafio está em realizar precocemente o diagnóstico e o tratamento”, expõe o Dr. Raul Dias Santos, diretor da Unidade Clínica de Lípides.

Em casos onde o LDL-C é muito elevado e há suspeita de hipercolesterolemia familiar, é muito importante fazer o teste genético para a confirmação de um diagnóstico. A ação é uma parceria do Centro de Medicina de Precisão em Cardiologia (CardioGen), do programa Hipercol Brasil e da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).

Leia também: Governo de SP vai distribuir água nas ruas da capital até domingo (24) devido onda de calor

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com novo visual, Repórter Eco estreia nova temporada neste domingo (24)

Governo de SP vai distribuir água nas ruas da capital até domingo (24) devido onda de calor

Forte onda de calor pelo Brasil deve durar até o fim do mês de setembro, diz Climatempo

Justiça da Argentina reabre caso de lavagem de dinheiro contra ex-presidente Cristina Kirchner

Após receber líder da Coreia Popular, Putin anuncia que viajará à China em outubro