A última semana de inverno neste ano será marcada por uma forte onda de calor por todo o Brasil, de acordo com o Climatempo.
O ápice para o Centro-Sul está previsto para o final de semana, entre sexta-feira (22) e domingo (24). Também é esperado que os temporais persistam durante o mesmo período no Rio Grande do Sul.
O brasileiro ainda deve conviver com altas temperaturas na primeira semana da primavera. "O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro", afirma.
Leia também: Tornados matam ao menos 10 pessoas no leste da China
A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño e com a crise climática, causada pela emissão de gases de efeito estufa. De acordo com o Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, "por vários dias", em áreas como:
Norte do Paraná;
Oeste e norte de São Paulo;
Oeste de Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro);
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
Goiás;
Oeste da Bahia;
Interior do Maranhão;
Interior do Piauí;
Tocantins, sul/leste do Pará;
Rondônia.
A atual onda de calor ainda pode superar o recorde do mês para São Paulo. A maior temperatura registrada em setembro até o momento foi de 37,1°C no dia 30 em 2020. Ela é a segunda maior aferida na capital paulista desde 1943. O recorde é de 37,8°C, em 17/10/2014, conforme dados do Inmet.
Na cidade, a previsão é de 36 °C no sábado (23) e 37 °C no domingo (24). A segunda-feira (25) deve apresentar temperaturas parecidas.
Leia também: PF deflagra operação contra quadrilha que extrai ouro de reservas indígenas
REDES SOCIAIS