Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O Instituto do Coração (InCor) realizará duas ações simultâneas e gratuitas nesta sexta-feira (22) para dosar e mapear casos de hipertensão e colesterol entre a população, principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Entre os brasileiros, estima-se que 30% vivem com pressão alta e 40% com colesterol elevado.

Neste dia, das 9h às 15h, uma equipe multiprofissional da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor estará na estação Tatuapé do metrô para realizar a aferição de pressão arterial, medida de peso, altura e circunferência abdominal dos passageiros, que também receberão informações sobre hábitos de vida saudável para prevenir a doença.

“Controlar a hipertensão e conscientizar a população para prevenção da doença é uma questão de saúde pública”, alerta o Dr. Luiz Bortolotto, diretor da unidade clínica.

Leia também: Com novo visual, Repórter Eco estreia nova temporada neste domingo (24)

Já das 10h às 16h, será lembrado no InCor o dia da Hipercolesterolemia Familiar, com dosagem gratuita de colesterol em 500 pessoas que passarem pelo local da ação, na marquise do piso térreo do hospital. Haverá distribuição de senhas a partir das 10h para realização do exame, que é simples e rápido, com apenas uma picada no dedo para coleta de sangue.

A HF é uma doença genética que impede o organismo de eliminar o colesterol tipo LDL-C (colesterol ruim) do sangue. Pessoas com HF têm risco 10 a 20 vezes maior de desenvolver uma doença cardíaca, chamada doença arterial coronariana. O acúmulo pode formar placas nas paredes das artérias, restringindo a passagem do sangue, e aumentando o risco prematuro de angina (dor na região do peito), infarto e derrame.

“É uma doença frequente, autossômica dominante, ou seja, afeta um em cada dois indivíduos nas famílias portadoras e o maior desafio está em realizar precocemente o diagnóstico e o tratamento”, expõe o Dr. Raul Dias Santos, diretor da Unidade Clínica de Lípides.

Em casos onde o LDL-C é muito elevado e há suspeita de hipercolesterolemia familiar, é muito importante fazer o teste genético para a confirmação de um diagnóstico. A ação é uma parceria do Centro de Medicina de Precisão em Cardiologia (CardioGen), do programa Hipercol Brasil e da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).

Leia também: Governo de SP vai distribuir água nas ruas da capital até domingo (24) devido onda de calor