Notícias

Área técnica do Ministério de Minas e Energia não vê necessidade de voltar com horário de verão

Especialistas entendem que mudanças no padrão de consumo de energia e dos avanços tecnológicos fazem a medida ser desnecessária


21/09/2023 15h00

A área técnica do Ministério de Minas e Energia avaliou não ser necessário a retomada do horário de verão em 2023. Vale lembrar que a medida está suspensa desde 2019 por meio de um decreto. Especialistas alegaram que a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia.

Apesar do parecer dos técnicos, não é o Ministério que toma a decisão final sobre o horário de verão.

Ainda segundo o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), os níveis dos reservatórios das hidrelétricas devem ficar acima de 70% no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte ao final do mês.

"É importante ressaltar que o período tipicamente seco está próximo do seu encerramento, o que torna os resultados de EAR [energia armazenada na forma de água nos reservatórios] mais relevantes", explicou o ONS em nota.

Leia também: MetSul alerta para risco de tempestades severas no RS devido à onda de calor

O horário de verão foi criado em 1931, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Porém, passou a ser adotado de foram recorrente a partir de 1985.

Durante o governo Bolsonaro, a medida foi suspensa devido as mudanças no padrão de consumo de energia e dos avanços tecnológicos, que mudaram o pico de energia.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 capitais brasileiras vão ter este fim de semana como o mais quente do ano

Em recuperação judicial, Saraiva demite funcionários das últimas cinco lojas

Ministério da Saúde cancela licitação após CGU apontar risco de sobrepreço

Após Zelensky condenar invasão na ONU, Rússia lança bombardeios por toda a Ucrânia

MetSul alerta para risco de tempestades severas no RS devido à onda de calor