Lula afirma não ter pressa para escolher novos PGR e ministro do STF
Presidente disse ainda que não vai levar em consideração critérios de gênero e de cor para nomeações
25/09/2023 17h21
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (25) que não tem "pressa" para indicar os nomes do novo procurador-geral da República (PGR) e do substituto de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o mandatário, não existe uma “angústia” para a escolha. O presidente disse que vai conversar com “muita gente” para chegar na decisão. A declaração aconteceu durante entrevista no Palácio do Itamaraty, onde se reuniu com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.
Leia mais: Hacker é preso por invadir sistema de justiça e mudar a própria ação penal
“Vou escolher ministro da Suprema Corte, PGR, pessoas do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], gente do Superior Tribunal de Justiça, mas tudo tem seu tempo. Tem que conversar com muita gente, sabe, tem muita gente dando conselho e sou muito bom ouvindo conselhos. Não tenho pressa, não existe nenhuma vinculação com minha cirurgia”, apontou.
Lula ainda declarou que não vai levar em consideração critérios de gênero e de cor para as nomeações.
"O critério não será mais esse [gênero]. Eu estou muito tranquilo, por isso que eu tô dizendo que eu vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil. Uma pessoa que possa servir o Brasil. Uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira. Uma pessoa que tenha respeito, mas não medo da imprensa. Uma pessoa que vote adequadamente sem ficar votando pela imprensa", disse.
"Não precisa perguntar essa questão de gênero ou de cor. No momento certo, vocês vão saber quem que eu vou indicar. E eu preciso indicar a pessoa mais correta que eu conhecer e a pessoa que eu tenha mais fé de que vai ser uma grande pessoa na Suprema Corte, que é isso que o Brasil tá precisando", acrescentou Lula.
O mandato de Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal finaliza nesta terça-feira (26). Já Rosa Weber, atual presidente do STF, se aposenta no dia 2 de outubro, quando completa 75 anos.
Leia também: Marco Bertaiolli é nomeado novo conselheiro do Tribunal de Contas de SP
REDES SOCIAIS