Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Anthony Rota, presidente do parlamento canadense, pediu desculpas pelos aplausos a um ucraniano que lutou pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A homenagem aconteceu na última sexta-feira (22), em uma sessão na Câmara de Deputados do Canadá que recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Durante a solenidade, os parlamentares, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e os convidados aplaudiram Yaroslav Hunka, de 98 anos, que estava na galeria do Parlamento.

Leia também: General Heleno pede ao STF para faltar a depoimento na CPI do 8 de janeiro

Rota declarou que, depois do evento, descobriu o passado de Hunka e se arrependeu da decisão. Antes de saber que Hunka havia lutado pelos nazistas, o presidente do parlamento disse que o idoso era “um herói ucraniano e um herói canadense”. “Nós agradecemos a ele pelo serviço”, afirmou Rota logo antes da salva de palmas.

Segundo a rede BBC, na Segunda Guerra Mundial, milhares de ucranianos lutaram pela Alemanha nazista. Apesar disso, a maior parte se aliou ao Exército Vermelho, da União Soviética, o principal exército dos Aliados.

O primeiro-ministro do Canadá afirmou nesta segunda-feira (25) que a história é muito constrangedora. A Rússia também criticou o convite feito ao ex-soldado de um batalhão nazista.

Leia também: Estudo mostra que 42% das escolas brasileiras não possuem computadores e internet para alunos