Provão Paulista: entenda avaliação que garante vagas nas universidades públicas de SP
O exame será aplicado entre 28 de novembro e 1º de dezembro; alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio devem participar
05/10/2023 20h30
O Governo de São Paulo lançou neste ano o Provão Paulista Seriado, avaliação que promete oferecer mais oportunidades para que estudantes de escolas públicas consigam entrar no Ensino Superior. O exame será aplicado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.
A partir do Provão, os alunos poderão ter acesso a 15.369 vagas distribuídas nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).
Conforme a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP), o exame foi criado para ampliar o ingresso de alunos das escolas públicas nestas instituições.
As avaliações do Provão Paulista Seriado serão aplicadas pela Fundação Vunesp. De acordo com a Seduc-SP, a nova prova educacional não exclui a possibilidade dos estudantes realizarem as provas próprias das universidades, como a Fuvest e a Comvest.
Confira mais informações sobre o Provão Paulista Seriado:
Quem pode participar
Como o Provão Paulista é direcionado para estudantes da rede pública de ensino, os jovens que estudam em escolas particulares não podem participar da avaliação.
Assim, alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio regular nas redes públicas do Estado de São Paulo e em todo o país podem realizar o exame.
Segundo a Seduc-Sp, cerca de 1,1 milhão de estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais de São Paulo já estão automaticamente inscritos no Provão Paulista. “Ou seja, se você é aluno, basta comparecer à sua escola no dia da aplicação”, informa a Secretaria.
Alunos das escolas técnicas estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza também já estão inscritos nas provas, que serão aplicadas nas escolas de origem.
Os interessados que moram fora do estado paulista também vão ter a oportunidade de fazer o Provão. Entretanto, a inscrição destes não era automática e, por isso, esses estudantes deveriam ter se candidatado atá o início de outubro. Assim, aqueles que não realizaram a inscrição no período estipulado não vão podem fazer o exame neste ano.
Além disso, a Seduc-SP destaca que, caso o estudante interessado não realize a prova na primeira série ou segunda série, ele será excluído do processo do Provão Paulista Seriado.
Vagas disponibilizadas
As 15.369 vagas serão distribuídas da seguinte maneira:
- 1.500 vagas para a USP;
- 934 para a Unesp;
- 325 para a Unicamp;
- 2.620 para a Univesp;
- 10.000 para as Fatecs;
Entre os cursos mais procurados em vestibulares do país, estão 558 vagas para as diversas áreas da engenharia, 89 vagas para direito, 67 para medicina e 33 vagas para psicologia.
Entre os dias 1º de novembro e 8 de dezembro, os alunos inscritos no Provão deverão definir as opções de cursos que desejam frequentar no próximo ano letivo pelo site oficial.
Datas e locais de prova
O Provão Paulista para os estudantes da terceira série do Ensino Médio está marcado para os dias 28 de novembro, das 8h às 12h, e 29 de novembro, das 8h às 13h. O segundo dia de provas terá uma hora a mais de duração por conta da redação.
Alunos matriculados na primeira e segunda série do Ensino Médio farão provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os estudantes da segunda série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h nos dois dias — e os da primeira série no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.
Todos os estudantes das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) farão as provas em suas próprias escolas.
O mesmo acontece com estudantes do período noturno, uma vez que as provas serão aplicadas só no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola.
Alunos de fora
Estudantes que não estão matriculados em 2023 na rede estadual e nas redes municipais paulistas ou nas Etecs farão as provas em São Paulo, capital.
A divisão dos locais de prova para alunos de fora da rede se dará da seguinte forma:
- - Alunos que hoje estão na primeira série farão o Provão Paulista na Escola Estadual Caetano de Campos (rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação, São Paulo-SP) nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h às 18h;
- - Aqueles atualmente matriculados na segunda série do Ensino Médio também farão provas na Escola Estadual Caetano de Campos nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Neste caso, as provas acontecem no período da manhã;
- - Estudantes da terceira série do Ensino Médio estarão distribuídos em três escolas. Alunos com nomes iniciados de A a D farão as provas na Escola Estadual Padre Anchieta (rua Visconde de Abaeté, 154, no Brás). Jovens com iniciais entre as letras E e L farão as provas na Escola Estadual Caetano de Campos (rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação). Já os estudantes com iniciais entre as iniciais M e Z farão as provas na Escola Estadual Miss Browne (rua Padre Chico, 102, Perdizes). As provas da 3ª série em todas as escolas já mencionadas acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro, das 8h às 12h no primeiro dia e das 8h às 13h no segundo dia;
Estilo da avaliação
Todas as avaliações do Provão Paulista são impressas e possuem como referência o currículo paulista e a matriz de avaliação do Enem.
As provas acontecem em datas e horários distintos para alunos das três séries básicas de educação. Além disso, o conteúdo dos exames também será diferenciado para cada nível de ensino, ou seja, estudantes do primeiro ano do Ensino Médio só verão, em tese, as disciplinas que eles aprenderam em sala de aula.
Para alunos da terceira série do Ensino Médio, as avaliações acontecem nos dias 28 e 29 de novembro, pela manhã. Os estudantes da segunda série farão a prova nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no turno matutino. Já a prova direcionada para os jovens da primeira série também será realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, mas no horário vespertino. Confira os detalhes abaixo:
Resultados e chamadas
Os resultados serão divulgados pela Secretaria da Educação na segunda quinzena do mês de janeiro.
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.
Notas cumulativas
Alunos que hoje estão na primeira e segunda séries do Ensino Médio também vão poder participar do Provão Paulista Seriado. As notas alcançadas nessas edições serão cumulativas.
“Os alunos que hoje estão matriculados na primeira série farão o provão em 2023, 2024 e 2025. Já os alunos do segundo terão notas de 2023 e 2024 somadas. A somatória desses três anos será considerada para a classificação”, explica a Seduc-SP.
Calendário Provão Paulista 2024
Inscrição (alunos da rede pública DE FORA do Estado de São Paulo): 29/09 a 06/10/2023;
Inscrição (alunos da rede pública DO Estado de São Paulo): não há inscrição, pois todos estão inscritos automaticamente;
Local de prova para alunos de outros estados: 30/10 a 03/11;
Primeira remessa no Portal de Escolhas das vagas (primeiro e segundo semestre): 01 a 15/11;
Provas:
Seriado III: 30/11 e 01/12;
Seriado I e II: 04 e 05/12;
Gabarito: 07/12/2023;
Resultado final: 26/01/2024;
Lista de chamada ingresso PRIMEIRO semestre: 26/01;
Segunda remessa no Portal de escolhas das vagas (segundo semestre): 15 a 29/04;
Lista de chamada ingresso SEGUNDO semestre: 06/05/2024
REDES SOCIAIS