Notícias

Brasil adere à coalizão internacional por direitos de pessoas LGBTQIA+

Organização criada em 2016 tem como objetivo proteger os direitos humanos e a inclusão dessa parcela da população


06/10/2023 11h06

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), anunciou a adesão do Brasil à Equal Rights Coalition (Coalizão de Direitos Iguais), aliança intergovernamental de países em compromisso contra a violência e a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais.

A Equal Rights Coalition (ERC) foi fundada em 2016 na Conferência Global de Direitos Humanos LGBTI em Montevidéu, sob a liderança do Uruguai e da Holanda, e dedica-se à proteção dos direitos humanos da população LGBTQIA+ e à promoção do desenvolvimento inclusivo. Hoje conta com 43 países, entre eles Estados Unidos, México, Reino Unido, Alemanha, Argentina e Portugal.

Leia mais: PF e Receita apreendem mais de 8kg de cocaína com três passageiras

Mulher tenta entrar nos EUA com fezes de girafa coletadas no Quênia

A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat, celebrou a inclusão do país no grupo, que deve promover a construção de ações conjuntas com os outros países membros para a proteção dessas pessoas não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

"A primeira coisa é sinalizar mundialmente a posição do país, do governo brasileiro, de que ele atua na defesa e na proteção das pessoas LGBTQIA+", ela declarou em nota.

De acordo com o dossiê da organização não governamental (ONG) Observatório de Mortes e Violências contra LBGTI+ no Brasil, divulgado em maio deste ano, 273 pessoas dessa população tiveram mortes violentas em 2022, sendo 228 assassinatos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF e Receita Federal apreendem mais de 8kg de cocaína com três passageiras

Mulher tenta entrar nos EUA com fezes de girafa coletadas no Quênia

Rússia deve deixar o Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares em breve

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,6 ser registrado próximo da ilha de Torishima

Em apenas cinco dias, São Paulo já observou 88% das chuvas esperadas para todo o mês