Outro forte terremoto abalou a região oeste do Afeganistão na manhã desta quarta-feira (11), depois que um anterior matou mais de duas mil pessoas na província de Herat, um dos mais destrutivos da história recente do país.
O tremor de magnitude 6,3 aconteceu a cerca de 28 quilômetros de distância de Herat, e a 10 quilômetros de profundidade, de acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Isso provocou um deslizamento de terra que bloqueou a principal rodovia entre Herat e Torghondi, disse o porta-voz do Ministério da Informação, Abdul Wahid Rayan.
Leia mais: Atos pró-Palestina e pró-Israel acontecem em São Paulo
Israel x Palestina: “Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região”, afirma Múcio
Janan Sayiq, porta-voz da autoridade nacional para desastres do governo Talibã afegão disse que o terremoto matou pelo menos uma pessoa e feriu cerca de 120 outras.
O grupo Médicos Sem Fronteiras informou que o Hospital Regional de Herat recebeu 117 feridos e que enviou suprimentos médicos adicionais ao hospital, além de adicionar quatro tendas de atendimento no local.
“Nossas equipes estão ajudando na triagem de casos de emergência e no gerenciamento de pacientes estabilizados internados nas tendas médicas”, disse o MSF no X, antigo Twitter.
O terremoto desta quarta-feira também destruiu 700 casas no vilarejo de Chahak, que não havia sofrido com o tremor anterior, mas nenhuma morte foi relatada na cidade até o momento.
🚨This morning, Herat Regional Hospital has received 117 patients after a 6.3 magnitude aftershock - the largest one since Saturday - and other smaller ones hit the province this morning.#HeratEarthquake pic.twitter.com/vymwpuKQ3H
— MSF Afghanistan (@MSF_Afghanistan) October 11, 2023
REDES SOCIAIS