Equatorianos voltam às urnas neste domingo para 2º turno presidencial
Luisa González terminou o primeiro turno, realizado em 20 de agosto, com 33,61% dos votos, enquanto Daniel Noboa teve 23,47%
15/10/2023 12h09
Os equatorianos retornam às urnas neste domingo (15) para escolher o presidente que governará o país até 2025. Disputam o 2º turno das eleições a candidata de esquerda Luisa González e o empresário de centro-direita Daniel Noboa Azin.
Leia mais: Inquérito policial investiga desaparecimento de 21 metralhadoras de quartel
González terminou o primeiro turno, realizado em 20 de agosto, com 33,61% dos votos, enquanto Daniel Noboa teve 23,47%. Mais de 81% dos eleitores compareceram para votar, segundo o Conselho Nacional Eleitoral.
A eleição deveria ser realizada somente em 2025, mas foi antecipado depois que o atual presidente do Equador, Guillermo Lasso, usou a cláusula constitucional conhecida como “morte cruzada” para dissolver a Assembleia Nacional.
Além da instabilidade política, as eleições no Equador são realizadas em meio a uma alta insegurança e violência política. Faltando 11 dias para o 1º turno, o candidato à Presidência equatoriana, Fernando Villavicencio, do Movimento Construye, foi assassinado ao ser baleado 3 vezes no momento em que saía de um comício rumo a seu carro.
Leia também: Forças de Defesa de Israel confirmam a morte do terceiro líder do Hamas
REDES SOCIAIS