Notícias

Derrite diz que furto de metralhadoras do Exército pode ter 'consequências catastróficas'

21 metralhadoras estavam no quartel do Exército em Barueri, na Grande São Paulo


15/10/2023 17h18

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, se pronunciou no sábado (14) sobre o furto das 21 metralhadoras de um quartel do Exército em Barueri, na região metropolitana, na terça-feira (10) passada. Segundo ele, o sumiço do armamento pode ter "consequências catastróficas".

Derrite determinou que a Polícia Civil e a Polícia Militar (PM) realizem operações para tentar encontrar as 13 metralhadoras calibre .50 e as 8 metralhadoras calibre 7,62 que desapareceram do Arsenal de Guerra do Exército em Barueri.

Leia mais: Inquérito policial investiga desaparecimento de 21 metralhadoras de quartel

"Nós da segurança de São Paulo não vamos medir esforços para auxiliar nas buscas do armamento e evitar as consequências catastróficas que isso pode gerar a favor do crime e contra segurança da população", escreveu Derrite.

Inicialmente, o secretário afirmou que o furto havia sido de 13 metralhadoras, no entanto, segundo a assessoria da pasta ele teve conhecimento depois que o desvio foi de 21 armas.

O exército diz que uma "discrepância no controle" apontou o sumiço das armas: 8 de calibre 7,62 e 13 de calibre .50, uma das mais potentes armas de guerra. Capaz de 600 tiros por minuto e com alcance de mais de 3,5 quilômetros, serve para defesa terrestre, aérea e naval.

O comunicado diz ainda que "os armamentos estavam no Arsenal, uma unidade técnica de manutenção, responsável também para iniciar o processo de desfazimento e destruição dos armamentos que tenham sua reparação inviabilizada".

Leia também: Número de mortos em Israel por ataque do Hamas passa de 1.400, diz gabinete do país

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Derrite diz que furto de metralhadoras do Exército pode ter 'consequências catastróficas'

Brasileiro morre após ser atropelado por viatura de polícia que estava na contramão em Londres

Filho de brasileiro morre após ataque do Hamas a Israel, diz embaixada

Israel retoma o fornecimento de água no sul da Faixa de Gaza, diz Casa Branca

Plataforma Atlântida, um dos principais pontos turísticos do litoral do RS, desaba neste domingo (15)