“Uma sociedade mais igualitária tem melhor desempenho econômico”, aponta vencedor do Nobel de Economia
Segundo o economista, os mais ricos ‘aceitarem’ a diminuição do salário seria bom para todos.
16/10/2023 23h44
O Roda Viva recebe Joseph Stiglitz nesta segunda-feira (16). Vencedor do Prêmio Nobel de Economia, o professor da Universidade Columbia é conhecido por ser crítico ao "livre mercado" e defende ideias que ainda geram polêmica no Brasil, como por exemplo a tributação dos mais ricos.
No programa, o professor fala sobre a necessidade de um novo contrato social visando a diminuição da desigualdade social e salarial.
“Há dois aspectos nisso. Um deles é, que dentro do arcabouço individualista, fazer as pessoas perceberem que vão se beneficiar com uma sociedade melhor. Uma sociedade mais igualitária tem melhor desempenho econômico”, aponta.
Segundo o economista, os mais ricos ‘aceitarem’ a diminuição do salário seria bom para todos. “A disfuncionalidade do populismo acaba afetando até os ricos. Então, para mim, está muito claro que é do próprio interesse deles, mesmo de forma individualista, criar uma sociedade mais igualitária”, afirma. “À medida que mudarmos para outro tipo de sociedade, para o que eu chamo de capitalismo mais equilibrado, vamos criar pessoas menos egotistas”, finaliza.
A bancada de entrevistadores será formada por Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Laura Karpuska, professora do Insper, Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica na Oxfam Brasil, Vilma da Conceição Pinto, diretora da IFI, e Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de S. Paulo. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS