Uma aeronave cedida pela Presidência da República decolou de Roma, na Itália, rumo a Al-Arish, cidade egípcia a cerca de 50 quilômetros da fronteira com Gaza na manhã desta quarta-feira (18).
Na bagagem, o avião levou 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos doados pelo Governo Federal, com o objetivo de ajudar famílias de civis que estão na região, palco de um confronto entre Israel e o Hamas que já dura 12 dias.
#OperaçãoVoltandoEmPaz
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 18, 2023
O Governo Federal, por meio da Força Aérea Brasileira, realiza mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.
A aeronave VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB 2591), a qual serve à Presidência da República, decolou hoje (18/10) de Roma (Itália), às 12h04… pic.twitter.com/jsQ9gxYwlT
O pouso ocorreu às 10h no Aeroporto Internacional de Al-Arish. Agora, o carregamento segue por terra até o posto de Rafah, onde também há expectativa de retirada de civis.
Desembarque dos kits de ajuda humanitária enviados pelo Governo do Brasil, em Al-Aridh, no Egito. Os kits irão para os atingidos pelo conflito no Oriente Médio. De lá, a aeronave segue para o Cairo, onde aguardará a abertura de fronteira para repatriação de brasileiros em Gaza. pic.twitter.com/ICYPZXivFG
— Governo do Brasil (@govbr) October 18, 2023
Leia também: Israel diz que o hospital que foi alvo de um ataque não foi diretamente atingido
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), os hospitais enfrentam escassez aguda de suprimentos médicos. Há interrupção do fornecimento de eletricidade e água à Faixa de Gaza e não são permitidas movimentações de alimentos, combustível, entre outros fornecimentos humanitários.
Estima-se que as doações atendam três mil pessoas ao longo do mês. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 40 purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit possui 48 itens, somando 267 quilos de materiais.
Após o término da operação, que é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e conta com o apoio do Ministério da Saúde, a aeronave e a tripulação brasileira devem decolar para Cairo, capital do Egito, em busca de aguardar a liberação para buscar cerca de 30 brasileiros da região que manifestaram desejo de voltar ao Brasil.
REDES SOCIAIS