Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O número de novos estudantes cotistas nas universidades federais teve uma queda de 13%, o que representa a maior redução em dez anos, de acordo Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Segundo o levantamento, 108,6 mil alunos cotistas ingressaram nas instituições federais em 2022, o que indica 16 mil a menos em relação a 2021.

Em entrevista ao O Globo, Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP, afirma que a falta de incentivo aos programas de permanência estudantil nas universidades federais é o principal fator que colabora para a diminuição.

Leia mais: Após ataques a ônibus na zona oeste, polícias do RJ fazem operação para encontrar o miliciano Zinho

Cara alega que é necessário iniciativas que auxiliem alunos cotistas nas ajudas de custo, como moradia e alimentação. “A cada ano que passa, os jovens ganham mais consciência que, se a universidade não garantir condições de permanência, eles terão um ingresso traumático. Não basta permitir a entrada, é preciso garantir a permanência”, completa o especialista.

Em nota, o Ministério da Educação declarou que está fortalecendo políticas públicas que visam colaborar com a permanência de alunos beneficiados pela Lei de Cotas, como o aumento na quantidade e no valor de bolsas de estudo.

Leia também: Brasil Jazz Sinfônica convida Lô Borges e DoContra para concertos em São Paulo