O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a economista Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, no fim da manhã de hoje.
Nascida em Santo André (SP), Rita Serrano é graduada em Estudos Sociais e História, com mestrado em administração pela Universidade de São Caetano do Sul. Ela estava na presidência da instituição desde janeiro deste ano.
Leia mais: Meta é processada por estados americanos por afetar saúde mental de crianças
Segundo comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), Lula "agradeceu pelo seu trabalho e dedicação no exercício do cargo".
“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, diz o trecho.
A nota divulgada afirma ainda que o novo presidente da Caixa será o economista e servidor da Caixa Carlos Vieira Fernandes. Ele já foi diretor-presidente da Funcef, o fundo de pensão da Caixa, e integrou a secretaria-executiva do Ministério da Integração Nacional em 2012.
“O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”, afirma o governo.
A troca na presidência da Caixa acontece em meio a pressões do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e de líderes do Centrão pelo comando da instituição, em troca de apoio ao governo Lula no Congresso.
REDES SOCIAIS