Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

Levantamentos apontam que homens negros possuem maior probabilidade de terem câncer de próstata, em comparação aos brancos. De acordo com pesquisa divulgada pelo jornal científico Jama Network Open, homens afrodescendentes, nos Estados Unidos, têm de 60% a 80% mais chances de receberem o diagnóstico da doença.

Em entrevista ao portal Alma Preta, a oncologista clínica Abna Vieira, especialista em disparidades raciais no câncer, afirma que esses índices podem ter como causa a vulnerabilidade social e a dificuldade de acesso à saúde a que homens pretos são submetidos.

“Os fatores de risco do câncer de próstata são obesidade, falta de atividade física, tabagismo, exposição a metais pesados e poluição. O que se sabe é que a população negra, de modo geral, está mais vulnerável a essas condições”, declara Abna.

Leia mais: Comissão do Senado aprova texto-base da Reforma Tributária

A médica também alega que existe uma falha nas campanhas de prevenção. “Acaba que fica muito estigmatizado. Os homens negros estão mais propensos ao câncer de próstata sim, mas por quê? Isso não surge do nada. É por causa de todos os fatores de riscos a que eles estão expostos. Coisas que dependem do acesso à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra está aí, e precisa ser aplicada”, indaga.

“As campanhas precisam se direcionar também para a prevenção. Ou seja, homens negros precisam saber que exercício e controle de peso auxiliam na prevenção, principalmente se ele já tiver fatores de risco, como tabagismo e histórico familiar em primeiro grau, por exemplo”, completa Vieira.

Leia também: "Se eu fosse ele, também não me convocava", diz Richarlison sobre lista de Diniz