Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Rafael Beltrami/MRE
Foto: Rafael Beltrami/MRE

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste domingo (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber os 32 brasileiros que conseguiram sair da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Um grupo de 32 brasileiros conseguiu sair da região na manhã deste domingo (12), após 35 dias de muita espera e angústia. Agora, eles esperam no Egito rumo ao Brasil. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tem decolagem prevista do Cairo, do Egito, amanhã às 11h50 no horário local (6h50 em Brasília).

Leia mais: Brasileiros deixam Gaza e já aguardam no Egito voo para retorno ao Brasil

“Todos os esforços pela libertação dos brasileiros, todos, desde o início, foram feitos pelo governo do presidente Lula, por instrução dele e acompanhamento diário”, disse Vieira.

“Foi isso que resultou na conclusão exitosa entre todos os países envolvidos. Isso é o que eu posso dizer. Isso é o que existe. Além disso, é desinformação”, completou o embaixador, após responder sobre a suposta intercessão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o ministro, duas brasileiras optaram por não voltar, uma adulta e uma criança. O chanceler brasileiro afirmou que foi uma decisão particular delas.

Próximos passos

Ao sair do Cairo, o avião fará três paradas para abastecimento: em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife.

As 32 pessoas estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Quando chegarem ao Brasil, elas devem permanecer por duas noites em Brasília, em um alojamento da FAB se recuperando e descansando.

Famílias que não possuem casa no Brasil poderão ficar abrigadas no estado de São Paulo.