O forte calor não foi o único problema de alguns paulistanos nesta segunda-feira (13). A capital de São Paulo registrou queda de energia em alguns pontos da cidade. Na Avenida Paulista, e na região da Avenida Luís Carlos Berrini, na Zona Sul, alguns prédios ficaram totalmente ou parcialmente sem luz.
De acordo com a ISA CTEEP, que opera a rede de transmissão de energia elétrica em 94% do estado, o sistema foi sobrecarregado pelo uso, em excesso, de ar condicionados e ventiladores, além do aumento da potência de geladeiras e freezers.
“Foram verificadas elevações abruptas da carga da distribuidora na região da Av. Faria Lima (cerca de 36% em relação a semana passada), possivelmente em função da onda de calor na cidade de São Paulo, o que provoca redução no perfil de tensões de atendimento aos consumidores”, explicou a rede.
"Ressaltamos que todas as medidas operativas disponíveis foram tomadas, em conjunto com a distribuidora ENEL, para elevação do perfil de tensão aos níveis normais. Porém, as causas ainda estão em análise pelas empresas. Importante ressaltar que hoje foi registrado recorde de carga no estado de São Paulo, decorrentes da forte onde de calor, que deve persistir até o final da semana", completou.
Leia também: Secretário do Ministério da Justiça classifica reunião com esposa de líder de facção criminosa como erro
A Enel, concessionária responsável pela energia na Grande São Paulo, também se posicionou e explicou que as ocorrências por fatores externos.
"A Enel Distribuição São Paulo informa que, às 16h47 e 18h31 de hoje (13/11), ocorrências externas à rede da Enel, registradas no Sistema Interligado Nacional, impactaram o fornecimento de energia para parte dos clientes”, disse a companhia em nota.
Mais uma vez no ano, a cidade de São Paulo registrou o dia mais quente. Segundo o levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município marcou 37,4ºC às 15h desta segunda-feira (13).
Leia também: Após três anos fechado, Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira é reinaugurado em Salvador
REDES SOCIAIS