Assim como a saúde do corpo, o carro também precisa de cuidados especiais nesses dias com altas temperaturas. Os recordes de calor podem reduzir a vida útil de alguns componentes dos veículos.
Os carros modernos são melhor preparados para trabalhar no tempo quente, mas há cuidados que o proprietário deve ter, como acompanhar o nível de água.
“Uma vez por semana é o ideal para checar o nível da água. A água e o aditivo existem uma proporção adequada para cada carro. O ideal, e mais importante, é checar com o carro frio. Não parar no posto e deixar abrir o reservatório e o radiador. É muito perigoso”, explica o mecânico Eduardo Neves.
Outro cuidado importante é com os pneus. A recomendação é esperar para calibrar com eles frios, já que o calor provoca a expansão interna do ar. A orientação é optar por momentos com pouca rodagem, como no início da manhã ou à noite.
Leia também: Projeção aponta que a demanda por energia no Brasil aumentará em até 15,6% nesta semana
A maior atenção dos condutores é justamente com o item que mais ajuda nos dias quentes: o ar-condicionado. O primeiro passo é verificar se o filtro de ar está dentro da validade. Geralmente, o item precisa ser trocado a cada seis meses. Outra recomendação é, ao entrar no carro, deixar as janelas abertas por alguns minutos antes de ligar o circulador de ar. Assim, alivia a sensação de estufa.
Além de aliviar o calor, as dicas ajudam a garantir vida longa ao automóvel e diminuir os custos para os motoristas.
“Às vezes colocar aqueles protetores de calor para proteger internamente, por fora tomar cuidado com a pintura, algumas pinturas mais velhas e sem certo cuidado podem acabar queimando”, diz o também mecânico Guilherme Neves.
Leia também: Inmet estende alerta vermelho para 15 estados e o Distrito Federal até sexta-feira (17)
REDES SOCIAIS