A onda de calor no Brasil está chegando ao fim. Mas isso não quer dizer quer o tempo ficará confortável para a população. Meteorologistas prevem tempestades a partir desta sexta-feira (17). Ao todo, 17 estados e o Distrito Federal já estão com alertas ligados para chuvas e rajadas de vento.
O primeiro estado a sentir os efeitos da mudança no tempo foi Santa Catarina. Ao todo, 49 municípios estão em estado de alerta para deslizamentos, alagamentos e enxurradas. A cidade de Zortéa, por exemplo, sofreu com granizo na última quinta-feira (16).
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, há a possibilidade de rajadas de vento de até 100km/h entre hoje e domingo (19). Não está descartado o risco de novas quedas de árvores e de falta de energia, como aconteceu no primeiro final de semana de novembro.
Leia também: “A partir das seis da noite eu não ando mais nas ruas”, diz ator Clayton Nascimento, no Provoca
Depois de registrar temperaturas recordes, o estado paulista pode registrar uma queda de 13ºC nos próximos dias.
Consumo de energia
As altas temperaturas também fizeram o consumo de energia aumentar em todo país. O Operador Nacional do Sistema Elétrico acionou usinas termoelétricas. Normalmente, elas são usadas quando há um baixo nível de água nos reservatórios. Mas a situação é diferente agora. Só nesta semana, a demanda por eletricidade subiu quase 70%.
Leia também: Santa Catarina é alvo de temporal novamente; chuvas causam duas mortes
REDES SOCIAIS